quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OS DOIS TIPOS DE JUDEUS


Etnicamente falando, e não em termos de crença ou prática,

existem dois tipos de judeus: o depressivo e o esquizofrênico.


O depressivo acha que nem é judeu. Ele é normalmente melancólico pra cacete, embora tenha grandes rajadas de humor. Faz piada de si mesmo e de tudo, transcende o tempo todo, esse é o meu tipo. Meu, do meu pai, do meu avô, do Woody Allen, do Bob Dylan, do Iggy Pop, do Seinfeld, do Einstein.

Esse primeiro tipo, o depressivo, o melancólico, costuma ser apelidado de self-hating jew.

O judeu que odeia a si mesmo.

Esse tipo de judeu costuma responder dizendo-se, na verdade, um self-loving man.

Porque antes de ser judeu ele é homem e ama sua espécie.


O segundo tipo é o esquizofrênico. Os avós dele falam ídiche, mas ele aprende hebraico, porque está na bíblia; ao mesmo tempo, se veste igual a um romeno, de terno e chapéu preto, já que veio da Europa; mas se identifica com o Oriente Médio, mas usa trancinhas também, para combinar com a barba de dois milanos atrás. Esse judeu, desse segundo tipo, tem certeza de que é judeu.


Esse segundo tipo sabe bem identificar o que é um não-judeu.

É por isso que me limito a falar apenas sobre o que conheço.



.

Nenhum comentário: