sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

BORBOLETAS SOBRE MIM


Tem uma borboleta morando comigo há mais de um mês.

Pode não ser a mesma sempre. Já até a vi acompanhada, namorando sobre o microondas.

Até ano passado, eu matava esses bichos.

Foi uma última delas, laranja, fluorescente, tão grande que me fez pensar que aquilo devia ter sentimentos, que me fez mudar de idéia.

Agora, toda vez que vou ou volto de viagem, há pelo menos uma borboleta morando comigo. Laranjas, marrons, pretas... Às vezes são várias.

Fazem-me inclusive boa companhia.

Já houve vez em que eu concluísse algum pensamento tosco de maneira pessimista, adentrasse a cozinha e fosse surpreendido pelo bater das asas em meu rosto.

Coisas assim têm me feito acordar novamente para o que importa nesta vida.

Nunca mais despejarei uma borboleta que se aproxime de mim. Podem morar comigo sempre que precisarem. Sempre haverá espaço.

.

É conhecimento geral, então não cito autores:

A borboleta é um símbolo da alma, pois da mesma forma que abandona a crisálida para voar, o espírito se liberta do corpo físico para ganhar espaço infinito. Representa também o renascimento, a ressurreição e a imortalidade. No Japão, está associada à mulher. A metamorfose de seu ovo para lagarta e depois para crisálida e borboleta indica as etapas da alma para a iluminação. E duas borboletas juntas indicam felicidade matrimonial.

O poder da borboleta é como o ar, é a habilidade de conhecer a mente e de mudá-la, é a arte da transformação.

Podemos estar no primeiro estágio, onde a idéia nasce, mas ainda não é uma realidade. É o estágio do ovo, o ponto de criação de uma idéia;

O segundo estágio, da larva, é onde temos que tomar uma decisão;

O terceiro estágio, do casulo, é o desenvolvimento do projeto, é fazer para realizar;

O estágio final, a transformação, é deixar o casulo e voar; é a realização.

Percebendo onde estamos, dentro desse processo, podemos seguir em frente. Use o ar e os poderes mentais. Tenha clareza mental e procure organizar um projeto. Assim, você subirá o próximo degrau de sua vida.

A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento.

O termo grego psyche, originalmente, tinha dois significados: um deles era alma; o outro, borboleta, que simbolizava o espírito imortal. Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta. Segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo em forma de borboleta.

É o símbolo da alma liberta de seu invólucro carnal, como na simbologia cristã, e transformada em benfeitora e bem-aventurada.

Para os mexicanos, os guerreiros mortos acompanham o Sol na primeira metade do seu curto visível, até o meio-dia. Depois, os guerreiros descem à terra sob a forma de borboletas ou colibris. Essa associação se deve ao fato da analogia da borboleta com a chama. O deus do fogo asteca (HUEHUETEOTL) levava como emblema um peitoral chamado borboleta de obsidiana. Também é o símbolo do sol negro, pois atravessa o mundo subterrâneo durante seu curso. É o fogo oculto, ligado à noção de sacrifício, morte e ressurreição.

A mariposa é símbolo da alma à procura do divino, consumida pelo amor místico, como a borboleta, que, irresistivelmente atraída pela luz, queima suas asas. É também símbolo de uma humanidade que anseia levantar vôo para as alturas do amor e que, em uma noite fria, clama por mais asas.

.

Nenhum comentário: