sábado, 18 de setembro de 2010

UMA QUESTÃO PARA SARKAR


Namaskar, baba.

Inclino-me diante de mim mesmo, projetando a consciência para onde não é dentro ou fora, esvaziando a mente de qualquer resíduo e submetendo o espírito e o olhar a tudo o que maya não seja capaz de nublar, entregando o ego e qualquer anseio por recompensa pessoal, vontade de potência ou coisa que o valha.

Mahaguru,

íntima, sossegada e pacientemente, eu pergunto:

um sadvipra é um bodhisattva com espírito de luta no campo social.

Mas é luta?

É isso mesmo?


Existe algum caminho para a elevação coletiva que não pretenda sacar de seu assento qualquer figura que já tenha ali chegado, tendo-o feito por seus próprios méritos?

Existe um caminho para se ajudar a desenvolver o que há de vipra em cada comerciante, guerreiro, intelectual, trabalhador?

Sim, próprios méritos. Méritos legítimos quando levadas em conta as regras do jogo atual.

Eximo-me de adentrar os meandros das responsabilidades e das paixões humanas. Eximo-me de diferenciar mérito e demérito. Faço isso por conhecer na pele o resultado da aproximação em espírito: é o sofrimento dos mundos inferiores, seja o físico, o material, ou mesmo o psicológico.

Sendo assim, distanciado em espírito e em posição social de qualquer mecanismo formal de poder, pretendendo no máximo uma formal e segura posição lateral de aceitação e consulta,

inclino-me em meditação e pergunto:

espírito de luta?


Aguardo a claridade.

Namastê.

Oceanos de flores.

.

Nenhum comentário: