Hoje acordei e tinha aqui um mail esperto do meu brother Brunoc.
Brunoc é gênio das tecnologias, já foi capa da Galileu, além de ser um verdadeiro cavaleiro da honra e de ter sido meu anfitrião em Sampa, quando vim com apenas um cachorro e uma guitarra debaixo do braço.
Pelo que entendi, Brunoc estava tomando seu (nosso) uisquinho, visitando sites na internet, imbuído daquele espírito do retorno de Saturno, que aborda todos os trintões da espécie humana, e deu de cara com este site aqui.
Dizia Brunoc:
"Levando em consideração todas as mazelas da humanidade, todas as problemáticas da vida e toda a coisa de quem está na casa dos 30 e tem que ter a conversa sobre procriação, pergunto-lhos: Se vocês tivessem que dar UM conselho para seu filho(a) não nascido, qual seria tal conselho? Do fundo do coração, com a voz da experiência, sem recorrer a clichês".
Mas Brunoc avisou também: "Ninguém está gravida, é só uma pergunta filosófica depois de alguns drinks :)"
Então pensei um pouco e cheguei a dez conselhos. Listo a seguir:
1. todo mundo que está vivo é um pedacinho do universo. ninguém é melhor ou pior do que você. é apenas diferente. então tente descobrir quem você realmente é e não tente imitar ou diminuir ninguém. se você perder seu tempo tentando ser outra pessoa, um dia vai se cansar disso e pode não saber quem é de verdade.
2. tente descobrir do que você gosta e siga em frente no seu caminho. por mais difícil que ele seja, é seu caminho e nenhum outro vai te deixar tão feliz.
3. descubra seu caminho e siga nele. cuide dele. logo você vai perceber que seu caminho bem-cuidado é bem mais bonito do que os outros que você fatalmente vai olhar em volta.
4. você é um ser humano, mas seu lugar é o planeta e seus irmãozinhos são todas as coisas. se você perceber que os outros seres humanos estão mandando mal, não sinta que deve alguma fidelidade a eles. isole-se, cuide de si, preste atenção às outras coisas que existem no mundo e deixe as pessoas se foderem o quanto queiram.
5. na sua vida, você vai ver que por aí tem gente muito poderosa e tem gente que é escrava. jamais se esqueça de que precisar exercer poder sobre os outros é uma escravidão, e que mesmo o escravo, o sacaneado, optou por ficar tranqüilo, sem ter que pensar na própria tragédia. então não tente conscientizar ninguém. apenas ofereça apoio quando algum sofredor te pedir ajuda.
6. o mundo moderno traz muitas diversões, muitas chances de espantar o tédio, mas a única coisa que você realmente vai encontrar de preciosa nessa vida é a capacidade de lidar com o tédio sozinho. porque se você conseguir isso, não vai depender de nada externo. não vai precisar sofrer a maior parte do tempo para ter direito a um pouquinho de diversão. vá direto aos fins. não acredite que você precisa investir nos meios. está tudo aí na sua frente. o mundo já era mundo antes de esses idiotas nascerem e inventarem seus sistemas de mérito e recompensa. hahaha.
7. não se preocupe jamais com dinheiro. faça o que te diz seu coração. enquanto papai tiver metade de um pão, um quarto será seu e outro quarto será do papai. e depois que papai morrer, vai continuar a ter pão por aí. se seu objetivo for apenas o luxo, aí sim, preze por ele. mas se for qualquer outro, seja objetivo e não se iluda: o luxo pode ser tedioso e solitário também.
8. sua família, você pode descobrir que não sou eu, mas algum amiguinho do outro lado do mundo. se isso acontecer, vá em frente e conte com o apoio do papai. e se seu amiguinho for mesmo tão precioso, diga a ele que eu sou a família dele também.
9. seu único inimigo vai ser sua dificuldade para montar uma vida que te satisfaça. as pessoas em volta não são inimigos, por pior que ajam. se agirem muito mal, apenas mude de lugar. nem discuta. vá embora. encontre o lugar e o ambiente que se pareça mais com você e invista nisso.
10. as pessoas agem mal porque a lógica delas só alcança um determinado ponto. então, dentro daquele espaço, elas acham que suas ações são justificadas. se você quiser agir sempre bem, procure saber cada vez mais das coisas e expandir o máximo seu universo. o único objetivo que você pode ter na vida é saber mais. é isso que vai inclusive te fazer sofrer cada vez menos e causar cada vez menos sofrimento aos outros (e ter cada vez menos respostas sofridas por parte dos outros).
.