quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

TELEFONICA BANDIDA



Quando foi a última vez que a sua linha da Telefonica deu pobrema?

Ontem?

Quando foi a última vez que você conseguiu assistir a um video na internet, sem que a conexão falhasse?

Foi antes de assinar com a Telefonica, certo?


Moro em um prédio em plena Avenida Paulista e aqui não tenho opção: tenho que ser cliente da Telefonica.

É isso mesmo: liberdade é bonito na propaganda.

No meu prédio, não tem cabeamento da NET, o Ajato se recusa a vir instalar o equipamento, alegando que os custos não seriam interessantes para a empresa (!), e a Telefonica ficou como a empresa obrigatória.

Em um ambiente governado por gente decente, honesta, isso não ocorreria.

Mas em São Paulo, território de José Serra, é assim que as coisas são.

Em São Paulo, você é obrigado a aceitar o caos que lhe é imposto. E o caos existe apenas de um certo ponto para baixo. Lá no topo, onde são travadas as negociações de campanha e os financiamentos ao longo da vida, tudo é bastante organizado.

Em São Paulo, não há conflito entre as grandes empresas. É apenas o povo que vive como ratos, pressionados pela grana que movimenta tudo.

O trânsito, impossível. Mas as empresas fabricantes de automóveis vão bem, obrigado.

A liberdade de sentar-se, fumar um cigarro e conversar não existe. Já as empresas fabricantes de cigarros vendem onde querem e financiam campanhas à vontade.

A fumaça do meu cigarro é proibida. Se quero fumar, preciso ir até à rua, onde a poluição chega a tornar o oxigênio visível.

Mas isso não é problema: com um quilo de remédios por mês e com a indústria farmacêutica distribuindo suas drogas por onde quer, o governador crê estar defendendo a saúde da população.

Tente fazer uma ligação para a Telefonica. Tente reclamar sobre a conexão. Tente qualquer tipo de ajuda, suporte ou acompanhamento. Tente.

Nem o próprio equipamento eles instalam. Sabia disso?

É isso mesmo: se você não sabe instalar seu equipamento de telefone e internet, é simples: aguarde meses até que o funcionário da Telefonica venha a sua casa e pague por fora o serviço de instalação.

Ah, mas os funcionários da Telefonica são corruptos também? Não é bem assim. Os funcionários são terceirizados. O que exime a empresa - ao menos segundo sua própria lógica - de qualquer abuso cometido.

Aguarde um desses funcionários. Sentado. Em fevereiro de 2009, pedi a instalação de uma tv a cabo aqui. Hoje, dia 3 de dezembro, a Telefonica ainda não veio instalá-la.

Insisti no pedido algumas vezes, mas acho que não tiveram vontade de me atender.

Não que eu quisesse a tv. Pedi apenas porque o pacote deles me obrigava a assinar um telefone fixo, que eu jamais quis, e o preço só seria "interessante" caso eu assinasse a tv.

Mas nem assim.

Nos últimos três dias, recebi cerca de dez ligações de um número que não conhecia, com prefixo de outra cidade.

Hoje resolvi atender. Era a Telefonica, cobrando o pagamento de uma conta cujo prazo de tolerância ainda não estourou.

Falta uma semana para encerrar-se meu prazo para pagar uma conta, mas a Telefonica está sempre comigo.

Mafiosos operando com o aval de bandidos.
Esta sim, é a realidade contemporânea.

Enquanto isso, o wi-fi fica de lado, já que ameaça os lucros desses sem-vergonha.

E aí, vai votar em quem?

.